08/03/2016

Quando a mvp é uma atleta sub 14

seniores Femininos  
 Salesianos 57  x   André de Resende 62
5 inicial: Margarida Júlio 6, Ana Francisco 7, Tânia Murteira 11, Maria Pereira 14 e Sara Zambujo
banco: Iris Correia, Sofia Favarica, Mihaela Sandu 2, Sofia Pinto 6 e Matilde Francisco 14
Excelente primeira parte da André de Resende, com ritmo elevado e intensidade defensiva. O resultado 17-31 ao intervalo só não era mais dilatado porque a André de Resende sofreu um parcial de 7-0 nos últimos segundo e tinha falhado mais de uma dezena de lançamentos com as atletas...isoladas!
Muito boa reação dos Salesianos na 2ª parte que recupera de vinte pontos de desvantagem para entrar na discussão da vitória nos últimos minutos. No 4º período surgiu Matilde Francisco com 10 em 15 pontos da equipa para decidir o vencedor. Destaque nos Salesianos para Marta Baúto com 19 pontos convertidos e Joana Rocha com 13.
   Para se compreender este jogo será importante entender porque razão participa a André de Resende nesta competição, que é afinal uma repetição do campeonato anterior(as mesmas equipas e igual modelo) . O basquetebol feminino não tem sido o parente pobre da família, mas sim o parente rejeitado nos últimos anos. Para que as poucas atletas que resistiram a este ostracismo a que os responsáveis- propositadamente as votaram, são necessários criar objectivos individuais e colectivos que as motivem.
 Os principais objectivos serão assim, jogar com a mais alta intensidade possível, ajudando todas as atletas a melhorar a qualidade técnica e tática individual, independentemente do resultado. O 2º objectivo passa por dar minutos a atletas mais novas, pois foi assim que Maria Pereira, Tânia Murteira, Matilde Francisco e Margarida Correia se têm tornado nas melhores atletas dos seus escalões!
   Tânia Murteira foi a melhor atleta das azuis, sendo uma líder na leitura do jogo. Alguns dados estatísticos mostram a razão de jogo tão equilibrado e com culpa apenas da André de Resende:
- mais de vinte (!) de lançamentos falhados debaixo do aro.
- 26 faltas cometidas sobre o adversário contra 8.
- 32 lances livres executados pelos salesianos contra 14 das azuis.
- André de Resende permitiu 19 lançamentos sem oposição debaixo do seu cesto.

Liga sub 12  André de Resende 40 x Salesianos 42

Parciais: 6-12, 8-10, 14-8 e 12-12
5 inicial: Tiago Antunes 4, Miguel Rita 4 João Ludovino 4, Gustavo Antunes 6 (os únicos da equipa no 1º período)!
banco: José Ramos 2, Rui Ramalhinho 2, Joaquim Barroso, Gabriela Fernandes 2, Margarida Correia 12 e Rui Banha 4
Jogo equilibrado e decidido nos últimos instantes.

Sem comentários: