19/03/2016

San Payo Araújo - O Senhor Minibasket

   Sete jovens da André de Resende vão participar no Jamboree em Vendas Novas. Para eles e para as suas famílias será a oportunidade de participar numa aventura que os marcará, pois as amizades que durante uma semana irão fazer, permanecerão pelos muitos anos que jogarão basquetebol. Mas que acontecimento será este e quem é o responsável?

San Payo Araújo
Este será o nome que as crianças mais repetirão, sempre que recordarem o que viveram. Quem é San Payo?
   O senhor mini-basket é uma pessoa que tem duas grandes paixões: o Basquetebol e o ensino da miudagem. Como muito bem refere um dos seus discípulos: "Nunca se viu ninguém tão apaixonado pelas duas coisas da forma como este senhor"
   Diretor Técnico do Comité Nacional de Minibasquete desde 2000, tem sido quem maior divulgação e peso deu ao minibasquete.
   Mais de uma década passada e a perspetiva é muito diferente. Os jamborees por onde passaram milhares de jovens e centenas de treinadores. O encontro de Paços de Ferreira, que passou a ser obrigatório na carreira de todos os jovens atletas...
   Sanpayo marca várias gerações que por ele passaram em eventos sempre festivos. Hoje muitas das jovens promessas de então, jogam nas principais ligas, como o Diogo Correia, Miguel Cardoso, Miguel Freitas, Michele Brandão, Joana e Filipa Bernadeco, Luiana Livulo...
   Nem todos seguiram a carreira basquetebolista, mas a nossa atleta Margarida Correia é filha de uma ex atleta que participou no Jamboree. Logo que soube da possibilidade da filha ter a mesma experiência, nem hesitou!
   A mensagem que transmite aos jovens assenta no rigor dos seus comportamentos perante o grupo. Será isto que mais vezes irão ouvir. Mas ouvirão que "nascer com jeito ou talento não é mérito nenhum, tem-se a felicidade de nascer assim. O mérito está como utilizamos ou desenvolvemos esse talento. O exemplo dos grandes jogadores diz-nos, que se nasce com talento, mas só nos tornamos verdadeiros vencedores com empenho, gosto e muito trabalho. É sem dúvida um processo moroso e lento, que depende de muitos fatores: como grande motivação, capacidade de trabalho, espírito de sacrifício, boa organização e sonhos. O drama da vida não é não alcançarmos as estrelas que estão no céu, dramático é não ter estrelas para sonhar ou que guiem os nossos sonhos."
 Para mim, Luís Francisco, foi um privilégio ter conhecido San Payo. Estou-lhe muito grato por ter proporcionado aos meus filhos vivências extraordinárias!
Fiquei lisonjeado pelo gentil telefonema a incentivar a presença de jovens da André de Resende.
   Rendo a minha homenagem a SanPayo, mas permitam-me mais uma vez homenagear Manuel Martins. Tem sido um enorme prazer ver alguém que vive no Barreiro vir a Évora e correr para o pavilhão para dar treino ao neto e aos outros meninos do minibasquete. Com um saber muito superior, conduz o treino com uma qualidade que me deixa inveja. Fico num contentamento difícil de explicar ao ver a ternura, mas ao mesmo tempo o rigor com que ensina.

Sem comentários: