07/01/2020

Homens aprovados em exame difícil, mulheres brilharam mas reprovaram no último minuto


            54 --   57     Quinta vitória consecutiva
   Início de jogo muito bom dos eborenses que chegam aos 10-0 nos primeiros 6 minutos. Do nada o RCVC passa para a liderança do jogo com a oferta (!) de lances livres resultantes...de equívocos dos jovens árbitros. A situação começou a ganhar contornos muito desagradáveis.
Na 2ª parte a equipa de arbitragem estabilizou e o jogo pôde decorrer com normalidade. Os atletas da margem sul conseguiram passar para a liderança do marcador., chegando aos 6 pontos de vantagem. No 4º período os eborenses melhoraram muito no sistema defensivo e ganham vantagens que por erros (por vezes infantis) a perdem. Os últimos 2 minutos foram impróprios para quem tem coração fraco. A André de Resende convertia um cesto com movimentos colectivos muito positivos e logo ofereciam 2 faltas atacantes, ou falhar 2 lances livres que decidiriam o vencedor...
Ganhou a André de Resende após 3 semanas quase sem treinar. A lição deve ser bem aprendida, pois os atletas escolares são habituais ganhadores. Não se ganha com pouco treino. 
~Duarte Imaginário esteve um ponto acima de Nuno Costa e João Godinho que realizaram igualmente um jogo de muita qualidade. Os restantes atletas tiveram o enorme mérito de ter contribuído com grande aplicação e espírito de equipa.

            42 --   49    Com exame tão bom, 
não mereciam os últimos 2 minutos
   A André de Resende e o Estoril realizaram uma excelente partida, com muitas variantes táticas, proporcionando um bom espectáculo às muitas pessoas que foram apreciar o basket feminino.
   A tristeza das atletas escolares, no final do jogo era grande. Algumas lágrimas por ter deixado fugir a vitória perante o 2º classificado, depois de ter estado a maior parte do jogo a vencer. Algumas decisões dos árbitros foram alvo de críticas,mas também a consciência de que se tinha perdido por culpa própria. A vontade de vencer toldou o discernimento nos últimos lances da partida.
   Os jovens árbitros erraram eventualmente em meia dúzia de lances e sem querer, prejudicaram com o seu critério a André de Resende, mas para sermos rigorosos, teremos que os elogiar, pois  claramente têm futuro na função. Optar por critério mais largo é melhor para o espectáculo, mas meia dúzia de más decisões podem interferir no resultado. Esta análise pretende ser meramente construtiva, reforçando a ideia que a André de Resende perdeu por culpa própria. 
   As lisboetas jogaram um jogo mais físico e pressionaram no campo todo. As Alentejanas foram menos agressivas sobre a portadora da bola.
Os números do jogo mostram o contrário :
                               André de Resende             Estoril
Faltas cometidas                   11                 vs         09
Idas à linha de lance livre     13                vs         16
Parciais: 10-13; 16-08; 07-11 e 09-17
Na verdade só Sofia Meira apenas viu ser averbadas à sua adversária directa 2 faltas durante toda a partida. Apenas conseguiu concretizar um lançamento em contra ataque (da dezena tentada) durate toda a 2ª parte.

Sem comentários: