23/01/2020

Final 4 de sub 16: Defender zona é batota?

   Um aluno, jogador de basket de um clube rival, aluno da escola onde leciono, ao entrar para a aula de Geografia, afirma: "então vocês ontem fizeram batota! " .
    Foi a mensagem que alguns foram passando ao longo da final 4. 
   Vamos à cronologia: No seu 1º jogo, a André de Resende apresenta uma defesa mista contra os Salesianos e surpreende o adversário. Chega ao intervalo a vencer e a contestação ao sistema zonal começou. Um dos treinadores do clube anfitrião- João Ponte e Sousa saindo da bancada para o corredor dos balneários, dirige-se-me de forma desabrida e pouco educada, clamando contra a estratégia defensiva. O facto é presenciado pelos atletas de ambas as equipas. 
   No início da 2ª parte os árbitros, contaminados com tal ambiente marcaram 2 faltas nos primeiros 6 segundos! A jovem chegou a interromper um lançamento de um jogador isolado na tabela ofensiva, apitando precipitadamente, ao escutar a buzina dos 24 segundos. 
  O clima de que a André de Resende estava a fazer batota espalhou-se e até as jovens atletas de vários clubes que assistiam ao jogo repetiam o que ouviam dos adultos.
   No jogo seguinte da André de Resende com o Atlético de Reguengos, ao minuto 18 os dois treinadores de Reguengos, de forma educada e correta, insistiram que utilizar este modelo era ilegal. O árbitro Rui Fonseca foi perentória afirmando que em sub 16 se pode defender desta forma e que nada estava escrito em contrário. Estava pois inquinado o torneio! Os atletas da André de Resende e os seus treinadores, caso vencessem a jogar assim, seriam apelidados de batoteiros. Optaram então por abdicar da estratégia defensiva preparada e jogar como pediam os seus adversários. 
   Os resultados desportivos são os conhecidos e os atletas da André de Resende alcançaram apenas o 3º lugar, tendo disputado os jogos de forma equilibrada com todos os adversários.

     Terá a André de Resende feito batota? 
Se não fez...foi prejudicada e impedida de jogar dentro das regras!

Regulamento "Pedagógico"? Confirme o leitor no anexo...NADA diz sobre defesa zona.
   Acresce que este foi anulado recentemente pela Federação Portuguesa de Basquetebol, por ter admitido que era mais prejudicial à evolução dos atletas do que propriamente os protegia. 
   No entanto é claro sobre a utilização de todos os jovens nos jogos e realça a conduta correcta de todos os treinadores. Tiveram todos? 
   - Os atletas e treinadores da  André de Resende foram vítimas do enxovalho.
  Os treinadores das equipas que contestaram e que afinal estavam equivocados, sentem-se confortáveis com o sucedido? 
   - Os atletas da André de Resende viram o seu esforço e empenho em resultados desportivos ou foram condicionados no modelo de jogo e na pressão com que essencialmente a jovem árbitra foi submetida?
   Se o Atlético nunca havia defrontado uma defesa zona, o mesmo não se podia dizer dos Salesianos, pois desde setembro que disputavam o torneio de sub 18. Como na semana anterior foi a final 4 de sub 18 e daqui a umas semanas as competições nacionais, podemos concluir que na semana passada os adversários dos Salesianos podiam defender zona. Na próxima semana também. Neste fim de semana é que não!!!
     Uma palavra para a organização que procurou o melhor possível para que o torneio decorresse bem tendo as arbitragens sido globalmente positivas. Os poucos erros que cometeram podem ter tido influência na classificação final e como tal no acesso às competições nacionais.
nota: este texto é da inteira responsabilidade de Luís Francisco


Sem comentários: