10/04/2010

Alentejo (muito) discreto em Portimão

Sub 14 Femininos

A equipa onde actuaram Sofia Barros e Inês Oliveira classificou-se em penúltimo lugar 17º, tendo vencido apenas a Guarda:


A.B.Alentejo 47 V. Real 54

A.B.Alentejo 28 Leiria 88

A.B.Alentejo 35- Viseu 40

A.B.Alentejo 23 – V. Castelo 46

A.B.Alentejo 70 Guarda 14

Sub 16 Femininos

A equipa onde actuaram todas as nossas sub 16 classificaram-se no 16º lugar, tendo vencido apenas a Guarda:

A.B.Alentejo 09 Leiria 66

A.B.Alentejo 32 V. Real 47

A.B.Alentejo 48 - Guarda 36

A.B.Alentejo 09 – Viseu 43

A.B.Alentejo 22 – Castelo B. 64


Sub 14 masculinos


A equipa onde actuaram seis dos nossos iniciados venceu os primeiros jogos e deixou-nos com grande expectativa mas quedou-se pelo honroso 10 lugar.Vencemos Açores,Bragança e Leiria.

A.B.Alentejo 57 Açores 49

A.B.Alentejo 76 Bragança 29

A.B.Alentejo 30 – Santarém 44

A.B.Alentejo 50 – Leiria 32

A.B.Alentejo 27 - V. Castelo 52

A.B.Alentejo 18 - Santarém 36

Sub 16 Masculinos

A equipa de Rui Dias, Carlos Valente e Afonso Oliveira tinha a tarefa mais complicada, mas venceu apenas Viana do Castelo e quedou-se no 10º lugar.

A.B.Alentejo 24 – Coimbra 49

A.B.Alentejo 34 - Porto 77

A.B.Alentejo 33 - Viseu 67

A.B.Alentejo 46 – V. Castelo 34

A.B.Alentejo 45 – Algarve 56

A.B.Alentejo 42 – Madeira 45


Mais um ano em que os resultados são desanimadores, perdendo em dois anos consecutivos no sector masculino e ficando em penúltimo de todas as associações do país no sector feminino. Não é o momento para aferir culpas mas para sim para uma reflexão profunda, que em anos anteriores nunca foi feita.

Neste blogue vamos divulgar a opinião de todos os que o pretendam fazer na condição que sempre imperou: Não será publicado nenhum comentário com ofensas pessoais ou que contenham linguagem pouco correcta.

21 comentários:

Anónimo disse...

Selecção de sub-16 com quase 50% de jogadores da equipa de estremoz, decerto que nao é a unica equipa com bons jogadores, facto interessante é que as equipas que se situaram em 2º e 3º na final four apenas foram chamados á selecção no total 4 jogadores ( 3 da Gdrar e 1 do Bacelo ) e da equipa que ficou em 4º e que nao tem demonstrado qualidade nenhuma ao longo dos anos tem uma quantidade de jogadores na selecção um pouco "grande", ninguem viu um unico jogo para a possivel busca de jogadores para a selecção. Nada a fazer o alentejo é mesmo assim, lembrado que o treinador adjunto da selecção é o treinador de estremoz ja explica muita coisa.

Anónimo disse...

visto que apenas 2 jogadores de estremoz foram convocados, nao percebo o comentario.

Anónimo disse...

Ora bem... Gostaria de deixar aqui a minha opinião. Esta opinião prendem-se com a necessidade urgente de se fazer um recrutamento mais correcto possível, o que até agora não tem vindo a acontecer.
Ora, tudo isto passa também por uma restruturação nos quadros técnicos das selecções regionais, desde os seus seleccionadores aos seus adjuntos, passando inclusivé por todo o aparato que está por trás. Só mudando muito é que se pode chegar longe, não basta só mudar a equipa técnica...

Um alentejano

Anónimo disse...

um espaço de opiniao è sempre importante, aqui deixo mais uma.
as delecçoes serao tao fortes como sejam os clubes das respectivas selecçoes, se os clubes conseguirem formar bons jogadores o normal è os resultados serem mais positivos

Anónimo disse...

Olá sou Alentejano,que neste momento estou fora do nosso cantinho, e um simples apreciador da modalidade que muitas vezes, quando estou, vou aos Pavilhões acompanhar jogos na nossa Região de todos os clubes, agora de férias de Pascoa no Algarve,aproveitei para assistir a muitos jogos das nossas selecções, masculinas e femininas em Portimão.
Estou desiludido !!!!!!
Gostava sim de deixar um comentário para a melhoria do basket Alentejano, aqui vai.Os treinadores que estão nas Seleções, agora ou aqueles que em outros anos passaram por lá não têm responsabilides nas classificações. As classificações tem sim a ver com o trabalho que o clubes no Alentejo fazem, que não é bom.É o trabalho de planeamento que é feito pela Associação de Basquetebol do Alentejo, que também não é pensado nem planeado, á Selecções doutros distritos que treinam todas as semanas ao longo do ano. Já temos o problema da interioridade,temos os problemas das distancias, não á competição a serio na região, os nossos atletas não podem evoluir sem essa competição, por isso a Associação e os clubes devem repensar a competição, e se valerá a pena andar nisto só por andar ou a fazerem jogos com diferenças de marcador de 100 pontos.Não seria benefico deixaram os clubes jogar noutras competiçoes doutras Associações para quando chegarem ás provas nacionais e ás selecções estarem melhores preparados? Não seria benefico estarem nas Selecções Distritais os melhores treinadores,aqueles que já deram provas até a nivel nacional, e alguns deles até referencias Nacionais, em escalões de formação e no Minibasquete? Para terminar, porque o comentário já vai longo, mas muito ainda havia para dizer, gostava que alguem com responsabilidade informasse aqui neste neste espaço aberto a dialogo, como foi possivel atirar os treinadores das Selecções ás feras durante uma competição tão dura, sem o acompanhamento devido pela parte dos directores que andaram por Portimão. Será que foram passear? No jogo de cadetes Masculinos que decidia a permanencia na divisão 1, onde teriam ficados os directores? Teriam ido ver o Jogo de Cadetes Femininos ou de incic Fem, para ficarem orgulhosos por ganharem á Guarda?
Estes comentários e este factos só servem para ser pensados para a melhoria do Basquetebol Alentejano, gostava de ver Selecções Alentejanas a lutar por lugares mais cimeiros,é possivel, já á selecções doutras regiões do Pais, que não as chamadas grandes, a fazerem-no, a competição cada vez está mais equiibrada, os nossos atletas tendo as condições que os outros têm, não são inferiores, e a prova disso é a quantidade de atletas que ao longo de vários anos têm saido da nossa região, para outros clubes ou para centros de Treino.
Bem, espero para o ano estar presente, e ficar mais satisfeito.

Um Alentejano, orgulhoso mas muito desgostozo com o Basquetebol que se vai praticante, cá entre nós, visto que daqui para fora cada vez está melhor.

André de Resende disse...

A reflexão proposta tem merecido comentários relevantes para o basquetebol no alentejo, pelo que julgo serem pertinentes colocar alguns itens de reflexão:
- O trabalho nos clubes poderia ter melhores condições, nomeadamente a qualidade do treino?
- Terão os clubes capacidade financeira para melhorar ou poderão rentabilizar melhor os seus quadros técnicos?
- O trabalho nas selecções tem sido melhor do que nos clubes?
- O acompanhamento técnico às selecções tem sido feito?
- O apoio logistico dos dirigentes tem permitido aos técnicos garantir melhor qualidade aos atletas?
- Foram definidos objectivos a atingir a cuto-médio prazo?
- As decisões dos dirigentes dos clubes e das Associações tem sido acertadas? E concertadas para uma competição mais qualitativa?
O acompanhamento dos jovens e das equipas foi feito pelos treinadores e/ou dirigentes associativos?
Respondendo a estas questões deveremos passar à fase seguinte, criando um plano abrangente que envolva treinadores e dirigentes fixando metas a atingir.
Mas haverá vontade para o fazer?
Culpar os treinadores das selecções que estiveram em Portimão será o erro mais primário, pois estes foram os que se esforçaram para que nos seus clubes e igualmente nas selecções se atingissem os melhores resultados.
Luís Francisco

phill disse...

Boas a todos os que ja aqui deram a sua opinião, eu Marco Galego fui responsavel pelas seleçoes sub16 nos ultimos anos, venho tambem dar o meu ponto de vista.

em 1º lugar dizer que todas as opinioes sao validas, eu aceito todas as criticas à seleçao de sub16 mesmo aquelas que a meu ver nao teem justificaçao nenhuma.
- à muito que vou vendo aqui comentarios menos positivos com a equipa de Estremoz, que em nada sao justos, pois nunca chamos nem chamaremos jogadores porque gostamos mais ou menos de um clube, o que todos podem perguntar è porque varios jogadores nao quiseram ir a portimao.

- penso que todos reconhecemos que varias coisas teem de mudar no alentejo para que o basket evolua, a começar pelo trabalho nos clubes, onde me incluo pois de a uns meses para ca voltei a trabalhar num do alentejo.

- para terminar dizer que tudo o que se diz por aqui como anonimo se deveria dizer com nomes, dar a cara sem medo so assim o nosso basket pode evoluir, criticar è bom e faz parte do desporto e muits vezes so com a critica se pode evoluir, so peço è que no ALENTEJO TODOS TRABALHEM PARA UM BASKET MELHOR NAO PARA GANHAR A "A" OU A "B".

DEIXO AQUI UMA PALAVRA DE APREÇO A TODOS OS ATLETAS QUE ESTIVERAM COMIGO PELO GRANDE ATITUDE E BOM COMPORTAMENTO.

SAUDAÇOES

Sérgio Rosmaninho disse...

Amigo Marco sempre nos temos esforçado para que neste blog todos os comentários sejam assinados, e por essa razão rejeitamos muitos comentários diariamente.
Um dos grandes problemas dos basket alentejano é exactamente a ideia errada na minha opinião que muitos temos que "quem está de fora não racha lenha" como se quem está de fora fosse estúpido ou não pudesse ter opiniões válidas.
Eu acompanhei este ano mais de perto do que nos anos anteriores as prestações alentejanas em Portimão e sem duvida que se algum dia se pretender fazer uma discussão séria sobre tal, estou disponível.
Neste momento gostaria apenas de dizer que sou o primeiro a reconhecer que os maus resultados resultam em primeiro lugar do trabalho realizado nos clubes, ainda assim, dos jogos que vi já este ano e foram muitos de várias equipas e escalões posso dizer que a grande maioria dos atletas que jogaram em Portimão estiveram bem abaixo do que costumam fazer nos clubes deles.
Esta análise só pode ser feita por quem fim-de-semana após fim-de-semana está no campo a ver os atletas a jogar. Podemos encontrar razões várias para este facto mas para mim a principal razão tem a ver com o modelo de jogo pretendido para a selecção ser completamente diferente do modelo de jogo que os atletas encontram nos clubes. E pergunto, têm os clubes que se adaptar ao modelo de jogo da selecção ou ao contrário?

Abraço e boa discussão

Anónimo disse...

Mostrar a cara agora ? Agora já a selecção passou e ninguem viu um unico jogo que eu tenha feito, obrigado pela oportunidade que me deram no meu ultimo ano de cadetes acho que é assim que o alentejo evolui, mais uma vez obrigado porque me andei a matar nos jogos para ir nem que fosse a um treino e decidem optar por convocar outros jogadores que talvez nem mereçeçem a oportunidade. Obrigado Alentejo ;)

Anónimo disse...

Quando me referi ao 50% referia-me as convocatorias dos treinos da selecção, confere ai quantos foram de estremoz ;)

Anónimo disse...

Venho aqui expressar a minha opiniao sobre o desempenho dos sub 16 que e o unico em que posso comentar.

Ponto 1
Ás vezes as convocatorias nem sempre sao justas como foi referido num comentario acima... Quando convocam 6 e 7 jogadores do estremoz 1 ou 2 do bacelo e a equipa praticamente toda do reguengos incluindo jogadores que nao andaram a jogar durante alguns jogos para os treinos da selecçao e nem um da Andre de Resende apenas porque na fase antes da fase regular a Andre de resende esteve um pouco mal tendo o 4º lugar mas que depois surpreende toda a gente conseguindo ir a reguengos ganhar e tendo ganho 10 dos 12 jogos... mas acabou por ter lá 3 jogadores na selecçao.

Ponto 2

Não tenho nada contra as equipas de fora de evora ate aplaudo o esforço que fazem ao ir jogar longe de casa e ainda bem que o fazem que e assim que um dia o alentejo terá bons jogadores de basket... Mas em termos de selecçao o Estremoz apenas tinha um jogador de selecçao e que pelo que sei ja deixou de jogar. E havendo bons e melhores jogadores e com mais expriencias de taças nacionais deveriam ter sido esses os seleccionados.

Ponto 3

A selecçao teve um rendimento miseravel sendo uma equipa com jogadores de um bom nivel e quando bons jogadores sao deixados no banco e dao minutos de jogo a uns mais fracos é pena e ate um puco de inconsciencia... Quem assiste as equipas alentejanas nas ligas e taças nacionais nao precebo como os mesmos jogadores n tem um rendimento nem sequer parecido ao habitual e de estranhar... tudo bem mts nao sao colegas de equipa mas tambem mts de outras selecçoes nao o sao e viu se um bom nivel nas outras selecçoes portanto alguma coisa esta mal...

deixo aqui o meu comentario com preces a que o basket do alentejo evolua e melhor e para que os treinadores de selecçao comecem a ter mais atençao um pouco mais de atençao e para que façam os jogadores tenham melhores rendimentos nas selecçoes porque foram 4 equipas sem alma e sem garra que e demonstrada noutras.


Cumprimentos

Mais um Alentejano

Anónimo disse...

Em 3 pontos conseguiste dizer tudo oque é necessario dizer nesta discussão. ;)

Anónimo disse...

So lembrar que a nível masculino, nos ultimos anos, Alentejo tem deixado um excelente imagem.. tendo em 4 anos subido de divisão em 2

Anónimo disse...

Para se melhorar o basquetebol no Alentejo, é necessário primeiro encontrarem-se jogadores mini basquete com grande prazer pela modalidade. Depois, é essencial criarem-se laços entre eles, e criar um grupo muito unido, normalmente é uma das funções de um treinador. Depois, jogar jogar jogar e jogar.

O grande problema, é que nem todas as equipas se esforçam a pensar no futuro e procuram estes jogadores e impõem metas ambiciosas, o que vai tornar o basquetebol um jogo desequilibrado no Alentejo como o é. Se o nível de competição não aumentar urgentemente, a diferença de nível para as outras zonas do pais vai-se continuar a agravar. Se todas as equipas fizerem este trabalho, que na minha opinião é o que se deve fazer. O basquetebol no Alentejo vai-se tornar mais equilibrado, isso fará as equipas quererem todas, mais e mais.. E ao quererem mais, vão evoluir. Assim certamente a nossa zona tornar-se-a numa zona muito mais competitiva. Importante também, é não haver desprezo entre equipas. É importante pensar que não é por estar um lugar a cima do outro que o outro não presta..

HS _

Treinador disse...

Se "Quem não aprende não deve ensinar" não é relevante, o que será na realidade importante para o basquetebol no Alentejo?

TM

Treinador disse...

Aqui deixo mais uma pergunta sobre este tema para quem quiser responder:

Porque é que as equipas técnicas da AB Alentejo estiveram presentes em número reduzido no Clinic para treinadores durante a Festa de Portimão 2010?

TM

Treinador disse...

Então, ninguém responde?

TM

phill disse...

o Sr TM se esteve la em baixo sabe que durante o clinic os atletas tiveram uma actividade ludica e que alguem os tinha de acompanhar.

Marco Galego

Treinador disse...

Ainda a propósito da Festa 2010.

Sr. Marco, reconheço mérito no seu trabalho como seleccionador.

É certo que os atletas tiveram que ser acompanhados na actividade lúdica dessa noite, mas o Clinic estava agendado desde que saiu o programa da Festa 2010.

Pergunto:

- Da minoria dos seleccionadores alentejanos que estiveram presentes, quem acompanhou os seus atletas na actividades lúdica?

- Os dirigentes que por lá andaram, para que todos os treinadores da AB Alentejo podessem estatr presentes no Clinic, não poderiam ter acompanhado os jogadores na actividade lúdica? O tiveram outro programa?

- Como já alguém disse neste blogue, "onde andaram os dirigentes da AB Alentejo durante os jogos das selecções alentejanas que pouco se viram por lá"?

Parece-me que tudo passa por uma questão de organização da AB Alentejo, sim porque são os seus dirigentes que programam a actividade.

Não vale a pena andarmos a chover no molhado. O seu trabalho e o dos restantes seleccionadores alentejanos se não tiverem um planeamento rigoroso e ambicioso de nada valerá.

Já disse isto, enquanto os outros vão vencendo, nós no alentejo "vamos andando".

Tenha em mente que "há pessoas que pensam que sabem mais do que aquilo que realmente sabem". E olhe que não são poucas.

Aceite tudo isto como construtivo e para bem do basquetebol alentejano que acompanho há muitos anos.

TM

phill disse...

Caro sr TM eu aceito todas as criticas, gosto que me as digam pois so assim eu posso evoluir e chegar onde quero e vou chegar.
Depois compete me a mim saber distinguir o valor de cada critica, mas todas elas sao validas.
quanto à questao de que alguns pensam que sabem nao a posso avaliar nem quero avaliar os conhecimentos de cada pessoa, apenas falo por mim e respondo pelos conmhecimentos que consegui adquirir ate ao dia de hoje , realmente no Alentejo à varias coisas que nao estao bem, a começar pelos clubes volto a dizer onde me incluo pois represento um deles.


Marco Galego

Treinador disse...

Sr. Marco, explicou o seu ponto de vista mas as questões que coloquei continuam sem resposta. Não estou a insinuar que terá que ser você a responder mas deveriam ser esclarecidas.
Aguardamos por alguém que queira intervir ou esclarecer.

TM