04/05/2015

Já vai faltando a paciência

 CNB1  André de Resende 53  x  Algés 37
 Mais uma vez uma arbitragem de "potencial talento"

 Jogo muito fácil de dirigir, atletas e equipas que se respeitaram, num jogo em que a qualidade foi sempre abaixo do que se espera num jogo que deveria decidir quem ascende à proliga. A André de Resende esteve sempre na frente, fruto de uma defesa coesa e agressiva. O talento e a inspiração a atacar mostravam-se arredados, mas a equipa do Algés é a mais fraca do grupo, permitindo que todos os atletas eborenses pudessem contribuir no jogo. Os lisboetas apenas converteram 2 cestos de campo no 2º e mais 2 no 3º período. 
No final todos os intervenientes cumprimentaram-se, mas o ambiente vivido no pavilhão era de grande tristeza. Um jogo não devria ter terminado assim. A vitória da André de Resende não teve sabor e o Algés estava igualmente triste.
parciais: 12-11, 14-6, 12-11 e 15-9
Jogaram: Inácio 8, Micael, Carlos 13, Brecas 4, Júlio 2, Gonçalo 6, Banha 1, Moran e Diogo 17.

    O jogo foi muito fácil de dirigir, sem qualquer lance mais agressivo por parte de qualquer elemento de ambas as equipas.O difícil seria complicar! 
   Ainda assim, a dupla nomeada repetiu a péssima exibição de má memória ocorrida nos Salesianos, onde também aí distribuiu técnicas e antidesportivas, sempre com uma postura altiva que roçava a arrogância. Também aí, num jogo entre amigos, que nada teve de complicado e com resultado desnivelado! 
 Em ambos os jogos a André de Resende venceu e isso não calou a revolta perante dois elementos que tardam em entender que atletas e dirigentes PAGAM para eles arbitrarem. OS ÁRBITROS SÃO OS ÚNICOS A RECEBER  e alguns (felizmente poucos) TÊM A ARROGÂNCIA  de pensar estar acima de quem faz um enorme esforço para lhes pagar. A tranche desta fase final custou MIL EUROS!  
     Um dos árbitros esqueceu-se das enormes qualidades que tem e deixou vir ao de cima a arrogância de quem já julga ser um talento na arbitragem. O seu tutor voltou a demonstrar que não sabe gerir um jogo. Ambos e mais uma vez...criaram mais conflitos dos que aqueles que resolveram. 
O jovem, quando arbitra com outro elemento demonstra qualidade, mas quando o faz com o tutor, demonstra subserviência com o chefe e arrogância com todos os outros. É um jovem, vai certamente corrigir a postura e voltar à sua melhor qualidade: HUMILDADE!
É com grande tristeza que dizemos não estar admirados com o sucedido.
 sub 14  Atlético Reguengos 38  x André de Resende  63
 Sub 14  somaram mais uma vitória perante a briosa equipa feminina de Reguengos. A história do jogo resume-se à excelente postura de ambas as equipas saudável para a formação desportiva de todos. Mais uma vez de parabéns os treinadores das duas equipas.
As más notícias vieram do facto de uma jovem de Reguengos ter sido impedida de jogar por falta de identificação. Lamentável, pois a FPB informou todos que os sub 14 DEVEM jogar, mesmo que não tenham identificação.
Muito bem a André de Resende que assumiu logo que a jovem deveria ter jogado.
Os adultos são sempre os mais complicados!

sub 18  Estoril 113  André de Resende  42
Muito fraco... O nivel dos adversários agora já é muito forte!

Os sub 18 iniciam a 2ª fase frente a um rival difícil. 
É sabido que a quantidade de opções não é muita, e que tudo gira muito em torno de cinco-sete atletas. Miguel Ramos - lesionado, Santana (novamente) de férias, Pedro Couto no estrangeiro (Guadalupe) limitaram ainda mais uma equipa que tinha apenas no banco Pedro Pucarinho (no regresso de férias sistemáticas) e Luís Fernandes.
Pouco haveria a fazer perante um Estoril muito mais forte.
Ainda assim a André de Resende apresentou 4 atletas da equipa sénior...

2 comentários:

Anónimo disse...

Com os diversos comentários negativos às diferentes arbitragens que têm passado pelo Alentejo, umas vezes que os juizes têm capacidade mas ainda são novos e que precisam de um mais velho para os acompanhar, agora com um juiz de primeira a apitar já não serve.
Cada vez mais tenho a noção que no André Resende muito se fala mas de arbitragem muito pouco se percebe.
Em relação ao comentário do nº de faltas do jogo entre o Belenenses e o Barreirense e para quem viu o jogo as equipas efetuaram uma defesa legal, sem grandes contactos e com arbitragem preventiva a resolver.
As defesas que o Andre Resende normalmente efectua em casa e principalmente quando se corre atrás do prejuizo, que os contactos ilegais são o seu forte na defesa e que nem com a arbitragem preventiva resulta.
Quando actuam fora de casa não defendem com a mesma agressevidade que defendem em casa, ai já tiram as mãos, mas a arbitragem e as regras têm que ser iguais e para cumprir, seja no Alentejo ou noutro lugar qualquer.

Anónimo disse...

O comentário que o leitor anónimo teve a simpatia de partilhar e porque foi feito em termos de enorme correcção merece resposta.
- A convicção de cada um resulta da respectiva crença, pelo que quando afirma que "Cada vez mais tenho a noção que no André Resende muito se fala mas de arbitragem muito pouco se percebe." teria certamente a sua razão, se afinal, a arbitragem fosse uma ciência a que só uns poucos entendidos saberiam interpretar. Tenho efectivamente a opinião contrária, ou seja, poucos de nós saberiamos fazer melhor- é um facto- mas muitos de nós saberemos avaliar se um jogo foi bem ou mal arbitrado! Durante toda esta época, ~"o André de Resende" perdeu 4 jogos na fase regular e 3 na fase seguinte. Em nenhum perdeu por culpa do árbitro, mas no último jogo com o Olhanense, a estatistica mostra que a dupla de arbitragem não esteve bem. Os árbitros desse jogo são jovens que têm com todos nós uma excelente relação pessoal. Não significa que tenham estado bem naquele dia.
Mas merece um reparo a afirmação sobre as defesas que o Andre Resende normalmente efectua em casa e quando actuam fora de casa.
E é neste ponto que se demonstra quem julga saber tudo sobre arbitragem e tem sempre razão. Afirma o leitor que quando actuamos fora defendemos diferente. É verdade que quando actuamos fora de Évora as bancadas estão sempre com milhares de adeptos, pelo que não será fácil reconhecer quem nos acompanha com tanta frequência e o leitor-nota-se- é um deles. Ou então fala do que não vê. Como muito bem diz a arbitragem e as regras têm que ser iguais e para cumprir, seja no Alentejo ou noutro lugar qualquer. Ora efectivamente jogámos em todo o país, fizemos jogos em Espanha, tivemos vários árbitros, algns internacionais...Deixe-me ilucidá-lo: ZERO faltas técnicas, ZERO expulsões...Impressiona? Com o árbitro tutor e apenas em 2 jogos: 4 faltas técnicas, 3 antidesportivas. Provavelmente o referido árbitro é o único que vê o que mais ninguém vê. Mas termino o meu comentário lembrando ao leitor que em momento algum me viu a mim a um um atleta, ser mal educado com algum árbitro e apenas no último jogo um atleta se excedeu nos protestos, mas também não era fácil controlar-se perante tanta arrogãncia . Lembro igualmente que "O André de Resende" contribuiu em muito para a formação desportiva e pessoal do árbitro que integra o programa "jovens talentos" bem como o árbitro revelação dos jogos em Albufeira. Ou ocorre-lhe que aprenderam agora tudo com o tutor?
Insisto ainda que todos nós contribuimos financeiramente para que o único interveniente que é pago, faça a sua função com correcção , humildade e repeito por quem lhe está a pagar. Ninguém quer qualquer beneficio apenas que cumpra a sua função, sabendo que é normal errar, mas não é normal julgar que tem sempre razão e tratar os demais com desdém!
Nota: A última dupla arbitrou alguns jogos do André de Resende porque no espírito de cooperação que deve haver entre todos, o clube eborense aceitou sempre mudar a hora dos seus jogos. NÃO VOLTARÁ A ACONTECER!
Luís Francisco