12/05/2015

Sugere propostas de alteração aos regulamentos

A FPB pede que até ao dia 10 de Junho todos possamos enviar propostas de alteração aos regulamentos em vigor que visem ser aplicadas na época de 2015/16. 
Lançamos a ideia a todos os que quiserem deixar sugestões para que a André de Resende faça um texto síntese das ideias apresentadas.

As alterações que sugerimos para já são de simples aplicação: 

1- Nos jogos de formação NUNCA há 2 boletins, pois à semelhança do que já se faz noutros países, quando o resultado ultrapassa a diferença de 50 pontos, o boletim é encerrado com esse resultado. Logo que o jogo verifica uma diferença de 50 pontos, o tempo passa a deixar de ser cronometrado. Estas alterações não são visíveis pelos jovens praticantes e diminuem o impacto de grandes diferenças pontuais.

2- Introduzir a regra de que cada atleta pode jogar em qualquer escalão acima, permitindo assim que os  atletas de eleição evoluam através do jogo em escalões superiores.

3- Introduzir o boletim electrónico que já existe no desporto escolar há quase uma década. Esta inovação permite que os jovens tenham muito mais motivação para serem oficiais de mesa e as diligências antes do jogo reduzem-se para 3 a 4 minutos, contrariamente aos quase 20 ou 30 actualmente.

4- Nas festas do basquetebol deve ser alterado profundamente o modelo competitivo, permitindo que à partida QUALQUER SELECÇÃO possa ser campeã. O pódio foi sempre preenchido por 3 - 4 selecções. Raramente há surpresas, pois se uma excelente selecção for de um distrito de nível inferior, NUNCA será campeã, tendo vencido todos os adversários. Pode ser introduzida uma fase intermédia em Dezembro com jogos de tempo reduzido, que separe as selecções por níveis.
5- Proposta de Rui Ganhão: Eliminar a obrigatoriedade das 15 horas entre jogos para todos os atletas.

Sem comentários: