31/05/2015

Beatriz - a mais forte de todos nós!

   A Beatriz foi surpreendida e está afastada do basket durante uns tempos. Como é de todos nós, a mais forte e tem uma super mãe, vai recuperar depressa e recomeçar a treinar, para ganhar muitos mais campeonatos.
Este fim de semana a equipa senior foi visitá-la e oferecer-lhe a foto que a vai fazer lembrar os momentos bonitos do basquetebol. Estamos todos a torcer por ela e preparados para a ajudar...
Beatriz...Volta depressa para ganharmos mais uns jogos!

Carta da Estónia - (devidamente traduzida)

Aproveitando que já estou pela Estónia e agora com mais tempo, deixo aqui um texto que se puder gostaria que publicassem no blog:

Nem sempre as palavras foram o meu forte, muito menos serão num momento como este em que me tenho de me despedir de pessoas que sempre me ajudaram, nestes anos em que estive neste clube.
Dizem que os primeiros são sempre aqueles que nos deixam marcas, mas isso não está certo, pois se me lembro da grande primeira época com títulos e vitórias que só foram parados em Viana, local onde vi e ouvi as palavras incríveis do Fadista, acompanhado de todas as lágrimas que os companheiros deixavam cair, também me lembro da sempre falada vitória depois de uma derrota contra os Salesianos que valeram um título que ninguém esperava, e muito menos esqueço o difícil mas talvez mais estimulante trabalho e desafio que foram as meninas, com vitórias quando menos se esperava e sempre de sorriso na cara.
Mas os títulos que sempre irei recordar são outros, são os nomes desses mesmos amigos que trago sempre comigo e que espero um dia poder juntar para recordar essas "insignificantes" vitórias e festejando a mais importante de todas! A amizade que nos une!
E claro, é sempre importante relembrar a família Francisco, desde o Diogo que foi meu colega de equipa e com o qual tive um prazer enorme em dividir o balneário e que um dia espero dizer "Fui colega deste famoso médico!". À Ana com quem treinei (ainda em sub14) e a quem tive o prazer de treinar, bem sei que mais ninguém te vais chamar gorda quando a tua irmã estiver a fingir que defende. A Matilde que andei com ela ao colo e que tive o prazer de treinar e que como é óbvio nunca chamei de "Barbie"! A Teresa que muitas vezes deixa de poder fazer a sua vida porque está sem carros porque andam pelo país para estes miúdos brilharem! E claro, o mais importante, pois foi o homem que sempre confiou em mim e que um dia teve a brilhante ideia de me convidar para ser treinador, mas acima de tudo um homem que se revelou um grande Amigo, e sim daqueles com A maiúsculo! Obrigado por tudo Luís Francisco!
Uma palavra também a todos os país que consciente ou inconscientemente confiaram em mim para contribuir para o futuro dos seus filhos! Sem desprimor por nenhum deles, há sempre alguns que gosto de citar, tais como o sr. Cuco, sr. Banha (apesar de andar sempre despenteado), o sr. Imaginário, a família Ramos e Santana, o sr. Trindade, o sr. Rita e claro a mulher que mais paciência teve comigo, pois até me tirou do meio do campo para não andar a reclamar com os árbitros a senhora Palmira, um muito obrigado por todo o apoio que me deram!
Obrigado a todos vocês família André de Resende por terem contribuído e muito para eu ser a pessoa que sou hoje! "Mais que um clube, uma Família"
Onde estiver haverá sempre um quarto para vocês!

Pedro Gouveia

28/05/2015

Treinador da André de Resende vai para a Estónia

   Nestes momentos misturam-se os sentimentos de tristeza por ver um amigo seguir outro caminho, com a alegria de saber que ele pode ir para o que será o seu futuro risonho. Pedro Gouveia é o TREINADOR com mais títulos ganhos na André de Resende. Foi ao longo destes anos um treinador, um amigo e alguém que sempre estava disponível para ajudar ou ensinar os seus amigos. Estava com os seniores da mesma forma que ensinava os minis. A paciência com o feminino era única. É certo que a esmagadora maioria dos treinadores que passaram na André de Resende nos deixam saudades quando partem, mas é sempre um momento doloroso.
   Alguns, poucos, partiram, esquecendo quem os ajudou e a quem também eles ajudaram. Não é o caso de PEDRO GOUVEIA! Sai e deixa uma tristeza enorme em todos quantos estavam no pavilhão nesta 4ª feira ou no almoço que muitos lhe quiseram oferecer.
   Sinto por este jovem um orgulho imenso, pois ao longo destes anos soube manter os valores que mais prezamos nos amigos. Ficamos todos mais pobres, mas sabemos que na Estónia passamos a ter o amigo, que para além do sucesso que vai ter, nos vai convidar quando chegar o momento de levar a sua noiva ao altar. Iremos em excursão, abraçar um dos treinadores e amigo a quem mais devemos.
Luís Francisco 

25/05/2015

André de Resende: que EXCELENTE equipa sénior!

 Angra Basket 56  X André de Resende  49
 André de Resende 65  X Angra Basket  60

Dois grandes jogos de basquetebol com emoção até ao fim
Em Angra a André de Resende surpreendeu com uma defesa muito agressiva e que deixou o adversário pouco à vontade. Os seus atletas mostraram qualidade e essencialmente uma postura competitiva muito impressionante que lhe permitiu liderar o marcador até ao lance final da 1ª parte. Rectificou o Angra com um parcial de 8-0 no 3º período e todos devem ter pensado que tinha sido só um susto...
Não tiveram tempo de pensar muito, pois a 2 minutos do fim os açorianos só venciam por 1 ponto, quando após igual parcial de 8-0, os alentejanos falham um contra ataque isolados e esse lance decide o jogo. Ficou o amargo de pensar que a surpresa da jornada poderia ter acontecido.
A arbitragem foi excelente
Em Évora o jogo foi parecido e desta vez ganhou a equipa que mais  tempo liderou o marcador (27 min). Dominou nos ressaltos, assistências e mais pontos em contra ataque (28-8). Nos dois jogos foi a equipa que predominou sobre o individual, mas seria injusto não referir os 17 ressaltos e 7 assistências de Inácio Fernandes. Os jovens Diogo Ganhão, Ricardo Carvalho e Carlos Valente conseguiram destaque em ambos os jogos.

Fonte: GDRAR TV

19/05/2015

Seniores: Dupla jornada amarga

André de Resende 53-79 Barreirense
Olhanense  66 56  André de Resende


   Num fim de semana de jornada dupla a André de Resende não conseguiu vencer a malapata que tem sido o Olhanense nesta época. Não jogando bem, a equipa de Évora esteve no comando do marcador, mas um último período em que o colectivo falhou, explica o resultado final. 
   Contra o barreirense, o início muito bem preparado dos homens da margem sul, deram uma vantagem de 14 pontos nos primeiros minutos. A reacção da André de Resende foi excelente e no final do 3º período o marcador já registava 46-56. 
   O último período mostrou a cruel realidade de duas equipas com argumentos diferentes. Nos de Évora, Inácio Fernandes (9pontos-7 ressaltos) já não tinha capacidade de luta face ao enorme desgaste durante todo o jogo, Carlos Valente- excelente exibição (20 pontos-6 ressaltos e apenas 2 turn-overs), perdeu a clarividência pelo desgaste físico, Diogo Ganhão (9 pontos-6 ress) e Micael  (4 pontos 5 ress.)jogaram bem, mas sem deslumbrar. Nos restantes atletas pouco a acrescentar, com destaque para Ricardo Carvalho que esteve em campo 22 minutos, sem conquistar qualquer ponto.
Fonte: GDRAR TV

Juventude 13   André de Resende  102

Grande vitória dos nossos minis no escalão de sub 14, com destaque para os 24 pontos de Miguel Rita, Mariana Ramos 16 e a excelente exibição de Gustavo Antunes, numa equipa que jogou para maravilhar a enorme claque que os apoiou!
jogaram ainda:
Gustavo Antunes - 15,Tiago Antunes - 14, Francisco Baptista - 12, Miguel Cândido - 9, Rui Banha - 8, Tomás Casaca - 2, José Ramos - 2.
Sub 18 André de Resende X Estoril Basket
Fonte: GDRAR TV

12/05/2015

Sugere propostas de alteração aos regulamentos

A FPB pede que até ao dia 10 de Junho todos possamos enviar propostas de alteração aos regulamentos em vigor que visem ser aplicadas na época de 2015/16. 
Lançamos a ideia a todos os que quiserem deixar sugestões para que a André de Resende faça um texto síntese das ideias apresentadas.

As alterações que sugerimos para já são de simples aplicação: 

1- Nos jogos de formação NUNCA há 2 boletins, pois à semelhança do que já se faz noutros países, quando o resultado ultrapassa a diferença de 50 pontos, o boletim é encerrado com esse resultado. Logo que o jogo verifica uma diferença de 50 pontos, o tempo passa a deixar de ser cronometrado. Estas alterações não são visíveis pelos jovens praticantes e diminuem o impacto de grandes diferenças pontuais.

2- Introduzir a regra de que cada atleta pode jogar em qualquer escalão acima, permitindo assim que os  atletas de eleição evoluam através do jogo em escalões superiores.

3- Introduzir o boletim electrónico que já existe no desporto escolar há quase uma década. Esta inovação permite que os jovens tenham muito mais motivação para serem oficiais de mesa e as diligências antes do jogo reduzem-se para 3 a 4 minutos, contrariamente aos quase 20 ou 30 actualmente.

4- Nas festas do basquetebol deve ser alterado profundamente o modelo competitivo, permitindo que à partida QUALQUER SELECÇÃO possa ser campeã. O pódio foi sempre preenchido por 3 - 4 selecções. Raramente há surpresas, pois se uma excelente selecção for de um distrito de nível inferior, NUNCA será campeã, tendo vencido todos os adversários. Pode ser introduzida uma fase intermédia em Dezembro com jogos de tempo reduzido, que separe as selecções por níveis.
5- Proposta de Rui Ganhão: Eliminar a obrigatoriedade das 15 horas entre jogos para todos os atletas.

07/05/2015

Grandes espectáculos e decisões de baquetebol...no ALENTEJO!

   No sábado em Ponte de Sôr o Eléctrico fez história, subindo à Liga. O pavilhão esteve cheio e no resto do Alentejo toda a comunidade do Basket torceu pela equipa de Andrii Melnychuck.
 
Na imagem estão dois dos obreiros do basquetebol em Ponte de Sôr. Se o treinador, atletas e dirigentes merecem todos os elogios, já HUGO HILÁRIO merece ser distinguido. Foi atleta do clube, mudou de funções, mas continua a apoiar os seus e sofre como poucos com o seu clube e a modalidade que ama. Nas funções que agora exerce, muitos esquecem as suas raízes. Ele sofreu até ao fim: Mereceu ganhar!

Grande espectáculo de Basquetebol na André de Resende

   O Belenenses não podia perder, pois ficaria praticamente arredado da discussão da subida à proliga. Uma decisão destas em Évora merecia pavilhão cheio e de facto foi  um grande espectáculo,. A André de Resende fez a habitual apresentação das equipas e no intervalo a equipa de minibasquete teve oportunidade de mostrar as qualidades.
58-68

Parciais: 18-21, 10-12, 19-20 e 11-15
Jogaram: 5 inicial- Gonçalo, Diogo, Carlos, Micael e Inácio
Banco- Bruno, Júlio, Duarte, Filipe, Banha e Moran
Para se entender o equílibrio, obsevem-se os dados estatísticos:
% lançamentos - André Resende 40 Belenenses 41
Assistências: 14-10  
Faltas: 21-21
Roubos de bola: 6-4
 O desiquilibrio foi: Ressaltos 31-40 e pontos em segundos lançamentos 2-10
Mais uma vez a André de Resende voltou a exibir-se em elevada qualidade, ombreando com uma equipa cuja qualidade do seu plantel é inquestionável. O equilíbrio foi sempre a dominante no jogo e foi com naturalidade que os eborenses foram para o intervalo a perder por   após uma jogada para triplo preparada para o último segundo, convertida por Bruno Canelas.
    A rotação dos jogadores conseguia manter um  ritmo elevado e uma agressividade defensiva que era contraposta por ataques mais lentos fazendo valer a maior experiência e qualidade dos lisboetas. Alexandre Catarino é de outro campeonato e os 4 triplos em momentos chave dos jogo demonstram tal. Nos estudantes, Inácio foi um jovem, Micael é de uma capacidade de luta que impressiona, Diogo Filipe, Duarte e Carlos mostraram estar em grande plano. Bruno, Gonçalo e Júlio ajudaram na rotação e apenas Pedro Banha esteve uns furos abaixo do esperado. 
   A arbitragem esteve a cargo dos jovens Pedro Marques e João Ribeiro que merecem uma referência. A pressão do jogo era grande, a qualidade dos interpretes igualmente boa e exigia-se dos árbitros o mesmo. Souberam responder muito positivamente.
São jovens, têm potencial e enorme margem de progressão. Também os árbitros podem ter dias menos bons. Os bons árbitros sabem responder positivamente nos momentos decisivos. Estes jovens souberam fazê-lo.

O espectáculo foi muito bom, a arbitragem esteve em bom plano, houve emoção e discussão de lances, mas também houve ternura na assistência!









 sub18   André de Resende  55 x Algés  74

 A André de Resende optou por dar minutos aos atletas menos utilizados e infelizmente que menos têm treinado. O resultado ficou à vista mas ainda asim os jovens eborenses estiveram sempre dentro do jogo.

Algés 74  x André de Resende  64

   Em Algés tudo foi diferente e uma grande partida de basquetebol foi vista por muitos. Duarte Imaginário fez 5/7 em triplos e não precisa de mais elogios, Ivan e Mini foram gigantes e apenas Ricardo esteve uns furos abaixo, apesar do empenho em ganhar.
Jogaram: Duarte 20, MIra 4, Ivan 15, Mini 17, Ricardo 8, Pedro e Pucarinho

  sub 14  André de Resende  47 x Beja Basket  72

   O Beja apenas perdeu o 1º período e venceu com mérito a André de Resende que não contando com Miguel Galo, teve no trio "emenem" Mariana, Matilde e Margarida as suas melhores vedetas!

04/05/2015

Já vai faltando a paciência

 CNB1  André de Resende 53  x  Algés 37
 Mais uma vez uma arbitragem de "potencial talento"

 Jogo muito fácil de dirigir, atletas e equipas que se respeitaram, num jogo em que a qualidade foi sempre abaixo do que se espera num jogo que deveria decidir quem ascende à proliga. A André de Resende esteve sempre na frente, fruto de uma defesa coesa e agressiva. O talento e a inspiração a atacar mostravam-se arredados, mas a equipa do Algés é a mais fraca do grupo, permitindo que todos os atletas eborenses pudessem contribuir no jogo. Os lisboetas apenas converteram 2 cestos de campo no 2º e mais 2 no 3º período. 
No final todos os intervenientes cumprimentaram-se, mas o ambiente vivido no pavilhão era de grande tristeza. Um jogo não devria ter terminado assim. A vitória da André de Resende não teve sabor e o Algés estava igualmente triste.
parciais: 12-11, 14-6, 12-11 e 15-9
Jogaram: Inácio 8, Micael, Carlos 13, Brecas 4, Júlio 2, Gonçalo 6, Banha 1, Moran e Diogo 17.

    O jogo foi muito fácil de dirigir, sem qualquer lance mais agressivo por parte de qualquer elemento de ambas as equipas.O difícil seria complicar! 
   Ainda assim, a dupla nomeada repetiu a péssima exibição de má memória ocorrida nos Salesianos, onde também aí distribuiu técnicas e antidesportivas, sempre com uma postura altiva que roçava a arrogância. Também aí, num jogo entre amigos, que nada teve de complicado e com resultado desnivelado! 
 Em ambos os jogos a André de Resende venceu e isso não calou a revolta perante dois elementos que tardam em entender que atletas e dirigentes PAGAM para eles arbitrarem. OS ÁRBITROS SÃO OS ÚNICOS A RECEBER  e alguns (felizmente poucos) TÊM A ARROGÂNCIA  de pensar estar acima de quem faz um enorme esforço para lhes pagar. A tranche desta fase final custou MIL EUROS!  
     Um dos árbitros esqueceu-se das enormes qualidades que tem e deixou vir ao de cima a arrogância de quem já julga ser um talento na arbitragem. O seu tutor voltou a demonstrar que não sabe gerir um jogo. Ambos e mais uma vez...criaram mais conflitos dos que aqueles que resolveram. 
O jovem, quando arbitra com outro elemento demonstra qualidade, mas quando o faz com o tutor, demonstra subserviência com o chefe e arrogância com todos os outros. É um jovem, vai certamente corrigir a postura e voltar à sua melhor qualidade: HUMILDADE!
É com grande tristeza que dizemos não estar admirados com o sucedido.
 sub 14  Atlético Reguengos 38  x André de Resende  63
 Sub 14  somaram mais uma vitória perante a briosa equipa feminina de Reguengos. A história do jogo resume-se à excelente postura de ambas as equipas saudável para a formação desportiva de todos. Mais uma vez de parabéns os treinadores das duas equipas.
As más notícias vieram do facto de uma jovem de Reguengos ter sido impedida de jogar por falta de identificação. Lamentável, pois a FPB informou todos que os sub 14 DEVEM jogar, mesmo que não tenham identificação.
Muito bem a André de Resende que assumiu logo que a jovem deveria ter jogado.
Os adultos são sempre os mais complicados!

sub 18  Estoril 113  André de Resende  42
Muito fraco... O nivel dos adversários agora já é muito forte!

Os sub 18 iniciam a 2ª fase frente a um rival difícil. 
É sabido que a quantidade de opções não é muita, e que tudo gira muito em torno de cinco-sete atletas. Miguel Ramos - lesionado, Santana (novamente) de férias, Pedro Couto no estrangeiro (Guadalupe) limitaram ainda mais uma equipa que tinha apenas no banco Pedro Pucarinho (no regresso de férias sistemáticas) e Luís Fernandes.
Pouco haveria a fazer perante um Estoril muito mais forte.
Ainda assim a André de Resende apresentou 4 atletas da equipa sénior...