07/04/2016

Análise dos atletas do GDRAR nas festas do basquetebol juvenil de 2016

Luís Serrano sub 14
Foi um dos elementos do tridente da equipa. O seu desempenho foi EXCELENTE.
 Defendeu e atacou com muita qualidade e só não se exibiu num plano ainda superior porque nas ações de ataque de posição ficava muito confinado a posições de poste(!!). Este posicionamento demasiado estático deixou-o em dificuldades de estatura e peso perante os adversários.  Foi 3º no ranking dos jogadores MVP e 4º na percentagem de lançamentos de 2 fruto da eficácia perto do cesto.
Tem que melhorar a qualidade do drible e essencialmente o lançamento exterior.
Matilde Francisco capitã da seleção de sub 14

Foi a melhor atleta da equipa fazendo todas as tarefas do jogo. A atacar só não foi mais brilhante por ter exagerado na tentativa de jogar com a equipa em passes laterais, quando na maior parte das situações ocorria uma perda de bola. Ainda assim foi brilhante e decisiva nas vitórias da equipa.
Tem que melhorar muito no aspeto defensivo e no lançamento exterior. Foi 5ª na média nacional de pontos marcados
Mariana Ramos  Sub 14
Foi uma boa surpresa, mostrou que a defender já é mais agressiva e nos jogos em que a equipa ganhou foi determinante. Tem que melhorar no "individualismo" pois procura sempre livrar-se da bola e na responsabilidade de assumir as ações ofensivas. Tecnicamente já mostra qualidade.
Margarida Correia  (sub 12)


Esta será a jovem sensação no escalão de sub 14 do próximo ano. Fisicamente muito forte para a idade e com técnica muito apurada. Sentiu-se muito limitada pelo que dela se pedia e não soube ter a melhor reação. Será exatamente esse o detalhe que fará dela (ou não) uma atleta de eleição. Se a jovem entender que ter bons resultados escolares será o "detalhe" que a fará evoluir. Tem intuição para o jogo o que é inato. Tem que melhorar muito o lançamento exterior e essencialmente de saber ouvir com mais atenção para ser mais eficaz a aprendizagem. 
Margarida Júlio  Sub 16
Foi uma das atletas que demonstrou mais evolução. Demonstrou que a sua exclusão da seleção de sub 16 do ano anterior não foi justa. Os números (10pontos marcados- 5 ressaltos 4 recuperações: 4,9 de média de valorização) demonstram que a sua postura competitiva é melhor e soube ainda ser líder quando era preciso assumir. Uma das vitórias saiu da sua mão com 2 lances livres convertidos nos últimos segundos.

Mihaela Sandu 
A "poste" de 1,70m que veio da Moldávia. valente no contacto físico ganha imensos ressaltos e começa a ser mais eficaz perto do cesto adversário. Também ela viveu uma situação de exclusão da seleção de sub 14 que a marcou muito pela forma como ocorreu. Este episódio ficou certamente apagado com a prestação de 2016.



Sofia Pinto

Um talento na condição física. explosiva nas ações, tecnicamente a evoluir  mas desconcentra-se com muita facilidade. Se melhorar neste aspeto jogará basquetebol durante muitos anos. Fez um bom campeonato




Tânia Murteira,  capitã da seleção de sub 16 

57 pontos marcados- 18 ressaltos 18 recuperações: 4,9 de média de valorização
Uma líder em todo o sentido. Soube comandar os ataques e organizar as defesas. Nos momentos de stress competitivo supera-se. Uma capitã e uma jovem que mereceu o respeito de todos. Foi 7ª no ranking nacional de média de pontos marcados.


























MIGUEL GALO sub 16

Um basquetebolista que consegue o quase impossível. Ainda dribla mal, não passa muito bem e tem um lançamento incorreto, mas quando começa o jogo...é o melhor! Passou despercebido à maioria algo que merece ser destacado. Numa equipa sem jogadores altos, Miguel Galo jogou sempre na área pintada. Nalguns movimentos ofensivos quase só bloqueava os colegas. Não recebia a bola durante minutos. Os seus números são esclarecedores: 26 pontos, 30 ressaltos, 9 recuperações e 9 faltas provocadas. Nunca ninguém lhe ouviu um cometário negativo, uma reação menos própria. Jogou numa posição que desconhecia. Dele disse o seu treinador:
"Uma força da natureza, nem ele sabe a força que tem e quando a deve utilizar, se trabalhar o seu lançamento tem tudo para ser um 3 fortissimo estilo Carlos Andrade."

PEDRO SANTANA
16 pontos marcados, 7/20 de lançamentos de 2, 0/3 de triplos e 2/6 de lances livres.
Marco Galego disse:
"É dos jogadores mais experientes no momento, precisa conseguir jogar mais para a equipa, já que consegue atrair a si facilmente os defesas.

Sem comentários: