26/04/2016

Quando um jogo de crianças é um manual de comportamento para adultos

sub 14 Masc  André de Resende 110  x Elétrico 77
Parciais: 1-46, 58-0, 19-21 e 32-7
Jogaram no 1º cinco : João Silva 10, Miguel Rita 4, Tiago Antunes 4, José Ramos e Guilherme Miguéns
2º cinco : Luis Serrano 64 ( jogou 25 minutos e marcou 39 dos 58 pontos do 1º período), Rui Banha 6, Gustavo Antunes 2, Pateiro 11 e José Ramos 9

Elétrico: 1º cinco: A. Morgado 19, F. Monteiro 14, M. Fernandes 18, P.Marta 10 e J. Graça 8.
2º cinco : J. Mendes, G. Cruz, T. Afonso, F. Gin 2 e S. Marques

   O leitor não se enganou! Os parciais da 1ª parte estão certos. A leitura só pode ser feita pelo prisma de um jogo de crianças. O Elétrico  tem 5 jovens fisicamente mais evoluídos e outros 5 que se estão a iniciar na modalidade. A André de Resende apresenta um jogador com qualidade acima da média para o Alentejo e sete miúdos com qualidade, mas de idade de minibasquete.
   Foi uma primeira parte atípica e de grandes emoções. Começou muito bem o Elétrico, com os seus melhores jogadores,defendendo em todo o campo. A André de Resende procurava as soluções de saída dessa pressão errando mais de vinte passes, justificando assim as quatro dezenas de pontos sofridos num só período de 10 minutos! 
   No 2º período o panorama alterou-se e se no anterior os atletas mais fortes fisicamente tinham tirado e bem essa vantagem, agora a superior qualidade dos jovens da André de Resende colidia com a menor experiência dos visitantes. Era uma corrida contra o tempo, pois a André de Resende teria que recuperar os 45 pontos de diferença. Isto só é possível num jogo de miúdos. Elogio para os jogadores. Catorze deles marcaram pontos e os que o não conseguiram, participaram com muitos minutos.
   O público rejubilava com toda esta emoção! Ninguém queria perder pitada do que estava a suceder. Tudo o que possa ser dito deste jogo passou pela forma como todos os presentes souberam viver esta experiência. Na esmagadora maioria dos jogos da André de Resende, a "claque de apoio" é superior ao adversário. Desta vez o Elétrico discutiu esse "título". A postura de todos foi um hino ao basquetebol.
   Sara Zambujo arbitrou sozinha e naturalmente, nem sempre ajuizou bem!
   NENHUM espectador, treinador ou atleta questionou a arbitragem ou a ela se referiu. Todos estes, sem exceção, merecem ser elogiados!
   Para esta elevação muito contribui a qualidade humana de quem serve a André de Resende e o Elétrico, naturalmente a formação pessoal de todos os que viram um jogo carregado de emoções diferentes e souberam sempre geri-las, transmitindo às crianças que jogavam a natural alegria do jogo.  O treinador Paulo Raminhos e o dirigente Bruno Fernandes são obviamente o cimento que cola o futuro do nosso rival!
A 2ª parte? Quem ganhou?
   Ninguém vai lembrar isso. Daqui a muitos anos lembraremos todos a loucura desta 1ª parte! Os treinadores, a árbitra, os oficiais de mesa e todos os espectadores cumpriram os 10 pontos do manual dos pais:

1.  Não me perguntes se ganhei; Pergunta-me se eu gostei.
2.  O Árbitro não está contra nós. Disfruta do jogo como eu.
3.  Eu sonho ser o Michael Jordan, mas sei que talvez nunca o serei.
4.  TÚ NÃO és o treinador.
5.  Não fiques zangado se eu tiver um dia ruim. Eu faço o melhor que posso.
6.  Os rivais são também crianças, não são inimigos. Respeita-os e incentiva.
7.  PRATICA comigo se puderes !
8.  RESPEITA a u
nião da minha equipa. Não desprezes os meus colegas.
9.  Incentiva-me e dá-me a  energia 
que preciso.
10. ESPECIALMENTE, desfruta comigo. Estamos aqui para isso.


O basquetebol aceita todos os que o sabem cumprir, mas fica muito triste quando algum, insistentemente não o cumpre!


sub 19 Misto Elvas  x  André de Resende
Jogo adiado pelo Elvas e que infelizmente só soubemos na manhã do próprio jogo. Pelo facto pedimos desculpa aos atletas e pais que se preparavam para a deslocação, mas efectivamente só nessa manhã tivemos conhecimento.

Sem comentários: