19/04/2016

Fim de semana com brilho feminino!

Taça Alentejo             André de Resende 86 x Grândola 58
Parciais: 11-11, 17-14, 25-13 e 33-20
Jogaram: Nuno, Duarte, Mika, Godinho e Kadinho
Alexandre, Gonçalo, Moran e Galo 2 
   Jogo muito físico jogado com intensidade e com um critério arbitral igual para ambas as equipas. Todos os atletas foram de grande lealdade uns com os outros, mas por algumas vezes jogou-se muito para lá do limite da falta. A André de Resende defendia bem ( dois cestos de campo no 1º período)mas revelava pouca eficácia no ataque e consentindo apenas 1 cesto de campo no 1º período, sofreu 9 pontos da linha de lance livre. O 2º período apenas mudou na eficácia do adversário e o intervalo mostrava apenas uma diferença de 3 pontos.
   Na 2ª parte os acertos defensivos foram corrigidos e a André de Resende mostrou a superioridade. Os atletas visitados mostram grande coesão ofensiva e defensiva, demonstrando um rigor e amizade entre eles que se realça em cada lance. Os bases Nuno Costa (8) e Duarte Imaginário (11) procuram servir os colegas e imprimir ritmo elevado. Gonçalo Santos (7) evoluiu a cada jogo, o mesmo que Alexandre Coelho(20). Ricardo Carvalho(11) volta a demonstrar porque sempre foi uma esperança do clube azul e João Godinho (8) não parece o mesmo das últimas épocas. Defende com agressividade e sai em drible nas acções de 1x1. Micael (17) não necessita de palavras para descrever este PROFISSIONAL. Moran(2) tem treinado menos em função do curso universitário e disso tem aproveitado o jovem Miguel Galo(2), que voltou a demonstrar enorme potencial, jogando 12 minutos em muito bom nível.

Seniores femininos     Atlético Reguengos 37 x André de Resende 34
Jogaram: Maria Pereira 10 , Matilde 9, Ana F. 11 Magui 2 e Sara Z. Iris e Sofia P. 2 

   Jogo sempre equilibrado em que a André de Resende se apresentou desfalcada de uma das suas melhores atletas-Tânia Murteira. O jogo esteve sempre equilibrado e muito bem controlado, com a grande surpresa, Matilde Francisco a pautar o jogo como se de uma senior se tratasse. O equilíbrio foi-se mantendo e com enorme lealdade entre todas as atletas - exceção para Teresa Lopes, que, mesmo chamada à atenção nos vários jogos, insiste em comportamentos violentos para com as adversárias. Uma exceção que contraria todas as colegas de equipa.
   Carla, Joana Vieira, Vânia Sardinha são exemplo a seguir, que mesmo em percursos académicos e/ou profissionais continuam ligadas à modalidade. Um cumprimento especial para estas atletas.
Nos cinco minutos finais a André de Resende intencionalmente aumentou a intensidade e preparava-se para demonstrar a razão de ter vencido todas as competições femininas, mas algumas decisões arbitrais, certamente sem intenção, decidiram o jogo a favor da equipa visitada. Mas a vitória também assenta bem na equipa de Reguengos.
   Ficou a certeza nas atletas da André de Resende que tudo fizeram para vencer e que em condições normais o poderiam feito, pelo que não ficou qualquer mágoa no sucedido.


sub 19 Misto
André de Resende 68  x Estremoz 40
  O MVP foi uma rapariga Maria Pereira -

Jogaram: Daniel Santos 6, Miguel Ramos 6, Maria Pereira 26, Pedro Couto e Sofia P. 6, Pedro Santana 20. Magui 2, Susana Favarica 2, João Ludovino e Sara Zambujo e Iris Correia. 
   A André de Resende apresentou uma equipa mista, contra a equipa masculina do adversário, num coletivo que mostrou aspetos muito interessantes. Todos/as os/as atletas jogaram e em ambas as equipas demonstraram jogar o jogo apenas pelo prazer, com lances de 1x1 muito interessantes. A equipa de Estremoz é certamente a melhor dos últimos anos, mas tiveram pela frente um rival mais forte e um atleta com uma qualidade acima dos restantes: Maria Pereira.
   Apenas Sofia Pinto e Daniel Santos conseguiram estar mais perto, mas a ausência de competição dos jovens Ramos, Couto e Ludovino explicam a pouca eficácia perto do cesto.

sub 14 feminino  André de Resende C-A-M-P-E-Ã-S     2015/16

Atlético Reguengos  19  x André de Resende  55
Elétrico 25 x André de Resende 50 
Atlético Reguengos  37 x   Elétrico  24

     Matilde Figueiredo com um estilo diferente na execução do lance-livre!    

Na última jornada concentrada, a André de Resende jogava em casa e já era favorita. Efetivamente a quantidade de atletas ainda não é a desejável, mas a qualidade e o talento de algumas já é apreciável. Se Margarida Correia e Matilde Francisco já jogam nos escalões acima, surgem já algumas petizes que vão criar uma boa equipa num futuro próximo. As rivais de Reguengos apresentaram-se sem algumas das suas atletas e Ponte de Sôr ainda tem uma equipa com pouco tempo na modalidade. Seria fácil para as visitadas alcançar resultados dilatados, mas as treinadoras Sara Zambujo e Isabel Rosado deram o exemplo do que devem ser os jogos de formação.
Excelente atitude tiveram os treinadores adversários que em excelente momento de pedagogia proporcionaram a todas as jovens presentes uma manhã de enorme aprendizagem. Parabéns a Marina Melnychuk e Pedro Natário ( substituiu Francisco Gaspar por doença a quem desejamos as melhoras) .
   As treinadoras da André de Resende apenas colocaram as melhores atletas a jogar 13 minutos. Matilde marcou 6 pontos contra Reguengos e Margarida 6. Já Mariana Ramos marcou 24 pontos com o Eléctrico e Gabriela Fernandes marcou 18 (!) contra Reguengos!

sub 14 masculino        Beja 56  x André de Resende 57
Parciais: ???
Jogaram: Luís S. Vasco P., Pateiro, Tomás, Banha, Francisco B., Miguel Rita, Rui Ramalhinho(..)
A crónica do jogo ainda não chegou, pois os muitos repórteres presentes resolveram fazer greve por salários em atraso. Aguardamos...entretanto das notícias que vão chegando:
   A equipa Bejense apresentava-se desfalcada dos seus 2 melhores atletas e a André de Resende soube aproveitar para vencer o rival, cuja qualidade e diferença era reconhecida. As duas equipas empenharam-se e os de Évora até chegaram a estar a vencer por 12 pontos, mas o brio do rival reduziu a diferença. O último período foi emotivo e as crianças de ambas as equipas voltaram a ser tenazes e leais na luta, mostrando a todos os presentes a verdadeira razão de os ver jogar. A arbitragem de Vasco Lança foi elogiada por todos os atletas! 
   Vitória justa da equipa eborense, mas que também assentaria corretamente no rival.

Mini Liga 12
André de Resende 130 x   Beja 14
Parciais:  32-0 ; 28-4, 46-4 e 24-6
Miguel Rita 20, Margarida Correia 28,
João Ludovino 8, Gonçalo Tejo 2, Guilherme Miguéns 6, Rui Ramalhinho 20,  Rui Banha 22 e José Ramos 20.
   Estes resultados são sempre de evitar, especialmente nos jogos de formação. A equipa visitada procurou que os atletas com menos tempo de basket estivessem presentes, mas nem sempre tal se consegue.
   Infelizmente pouco há a dizer sobre o jogo, a não ser dar os parabéns às crianças que o disputaram, sabendo respeitar-se e respeitar o oponente! A equipa que sofre estas derrotas merece sempre elogio maior de todos os presentes.

Sem comentários: